As soluções incluem apresentar um recurso administrativo ou entrar na Justiça
Quem tem um benefício negado pelo INSS pode seguir dois caminhos para tentar reverter a situação: apresentar um recurso administrativo ou ingressar com ação na Justiça. No primeiro caso, analise o motivo da negativa. Se for falta de documentação, por exemplo, verifique se há como obtê-la e a apresente, com a explicação do que ocorreu, no posto em que deu entrada no benefício.
Haverá um prazo de 30 dias, contados a partir do momento em que o segurado ficar sabendo da decisão. Não é preciso advogado para isso. Porém, atenção aos documentos que serão entregues, para que não haja prejuízo ao pedido. O INSS tem prazo de 45 dias para dar resposta ao segurado. Mas, na prática, isso tem levado meses para ocorrer.
E, no juizado, ainda é possível entrar com ação sem advogado, dependendo do caso.
Mas o indicado é SEMPRE ter um advogado especialista que vai dar atenção especial ao caso e esta sempre atento as orientações e jurisprudências do TNU - Turma Nacional de Uniformização e dos Tribunais.
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